quinta-feira, 12 de março de 2020

Prefeitura abre parque com espécies exóticas da fauna e flora

Reserva é um Bioma Mata Atlântica e mantém árvores que estão em extinção como o Cedro Samambaiaçu, o Palmito Juçara, o Cambuci e a Araucária

Por Marcos Cruz

A Prefeitura de São Paulo abriu o Parque Natural do Itaim (PNM Itaim) para a visitação publica, em janeiro de 2020. Criado em 2012, como compensação ambiental das obras do Rodoanel, trecho sul, o parque é uma área de conservação natural com 470 hectares, localizada em Parelheiros, Zona Sul de São Paulo- SP.

Segundo o gestor do PNM Itaim, Vinícius de Sousa Almeida, “o Governo do Estado de São Paulo firmou um acordo com a Prefeitura para compensar os danos causados na região sul do município, em função da construção do Rodoanel. No acordo, foram criados quatro parques naturais: o Parque Natural do Jaceguava, na represa Guarapiranga, o Parque Natural do Itaim, próximo ao centro de Parelheiros, o Parque Natural do Varginha e o Parque natural do Bororé, ambos na represa Billings”. Todos incentivam pesquisa, a ambientação ambiental e o lazer, observando a lei nacional de conservação. Apenas na primeira semana, após a abertura, o PNM Itaim recebeu 690 visitantes, entre munícipes, grupos de alunos e estudantes de universidades nacionais e estrangeiras.

O Instituto Virtual de Turismo (IVT) divulgou estudo contendo o perfil das pessoas que visitam os parques municipais de São Paulo. Segundo a pesquisa, o universo de visitantes é composto por pessoas de todas as faixas etárias, com maior ou menor incidência. A idade média dos visitantes dos parques é de 33 anos. A população com mais de 60 anos representa 5,9% do total de visitantes. Em comparação com a população residente na cidade de São Paulo, nota-se que há uma maior propensão dos jovens a frequentar os parques. Os visitantes de até 29 anos representam 49,7% do total.

A pesquisa revelou que 74% dos entrevistados visitam parques aos finais de semana. Além disso, mostrou que 50% dos visitantes praticam caminhada; 40% prefere recreação com a família e amigos e 36%, o descanso. Já 27% prefere a contemplação da natureza e 18% os esportes de quadra. A leitura e o passeio com cão são atividades praticadas por pessoas, com idade média, entre 35 e 37 anos.


Em São Paulo, existe mais de 726 espécies de vertebrados. Quem visitar o PNM Itaim poderá ter contato com espécies exóticas da fauna e da flora brasileira. ”Aqui a gente tem toda essa diversidade, a gente ainda não teve tempo de fazer esse levantamento. Entre elas a gente tem o cachorro do mato, o gato do mato, o veado catingueiro, tem uma fauna riquíssima”, afirma o gestor do parque.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores