sexta-feira, 16 de abril de 2021

Conheça os tipos de máscaras que combatem o novo coronavírus

 

As máscaras têm se mostrado a melhor maneira de se proteger contra a covid-19, mas é importante entender quais são as melhores máscaras

 

Por: Victor Hugo


No mês de abril, o Brasil passou pela pior fase da pandemia até hoje, batendo um recorde de 4.250 mortes. A vacinação continua avançado, mas o uso de máscaras se mostra parte de um conjunto de medidas para se proteger contra a covid-19.

 

Qual máscara é a melhor para o uso? Qual o melhor material? Quanto tempo cada máscara pode ser utilizada?

 

Nos tempos atuais, as respostas das autoridades sanitárias variam de país para país, situação em situação. Embora essa diferença de políticas exista, pesquisas e cientistas apontam que as melhores máscaras para o uso pessoal são os modelos PFF2 e N95 ou modelos equivalentes em grau de proteção.

 

Mas afinal o que é uma PPF2 e N95?

São modelos de máscaras que seguem padrões e normas estabelecidas por órgãos sanitários, garantindo o nível de proteção o mais alto possível, o que não acontece com as populares máscaras de tecido, já que é impossível controlar e criar um padrão para essas máscaras. A máscara PFF2 possui uma filtragem de partículas de 94%. Já a máscaras N95 possuem 95%.

 

Porém as máscaras N95 não são encontradas no Brasil já que esse modelo é padrão dos Estados Unidos, o modelo padrão brasileiro é a PFF2.

 

Existem também os modelos de máscaras PFF2 com válvulas, porém a Anvisa proibiu o uso desse padrão, uma vez que essa válvula diminui a eficiência da máscara. Mas em casos em que a pessoa ainda assim queira utilizar esse modelo é recomendado o uso de uma segunda máscara cirúrgica por baixo criando uma segunda camada de proteção, mas que mesmo assim não é muito recomendado usar dessa forma.

 

Os modelos de máscaras PFF2 podem ser usadas de 4 a 6 horas se não forem molhadas durante o uso, além disso elas podem ser reutilizadas depois de um período de descanso de ao menos 2 dias em um local arejado e sem contato direto com o sol e pode ser usada até 5 vezes. Também não podem ser lavadas com água e sabão ou álcool em gel.

 

Mas isso não quer dizer que as máscaras cirúrgicas e as de tecido não têm mais utilidade as duas ainda funcionam em situações em que a pessoa não irá pegar um transporte público ou frequentar locais fechados. Elas podem ser usadas para passeios no parque, caminhadas em volta do quarteirão. Em situações de ambientes fechado a melhor recomendação ainda é o uso da PFF2.

 

 


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores