Por: Alunos do 8º.
Semestre de Jornalismo Noturno
A
VIII Semana de Comunicação da Universidade de Santo Amaro (UNISA) aconteceu no
dia 19 de setembro e o impeachment foi o assunto do primeiro dia. O debate foi
mediado pelo jornalista e professor Mauricio Capela e composto pelos profissionais:
Dárcio Oliveira, diretor de redação da revista Época Negócios; Maria Eugenia
Stievano, ex-assessora de comunicação política; Sinval Leão, fundador da Revista
Imprensa e o sociólogo Marcelo Morais.
O
debate se iniciou com a pergunta que todos gostariam de ter feito: “foi golpe?”.
E deu continuidade com questões relacionadas ao atual cenário político e quais
soluções a serem tomadas para uma eventual mudança no País.
Foto: Marilza dos Santos Sousa |
A
arte de narrar histórias criativas por meio de palavras ou recursos visuais, quetransmitam valores culturais, éticos e morais, é conhecida como Storytelling. Fernando Barbosa, professor
de Rádio e TV e especialista em
história da comunicação e linguagem das mídias, acredita que essa
prática vai além da publicidade das marcas, uma vez que os comerciais deixaram de ser somente a
publicação de determinados produtos e começaram a ter contexto. “As pessoas estão interessadas em histórias
e não necessariamente em marcas”, afirma Barbosa.
Foto: Lívia Gomes |
Por fim, o
professor Márcio Rodrigo explicou sobre as ferramentas de crowdfunding. Em
outras palavras, uma opção de financiamento coletivo. Como exemplo, o professor
trouxe um dos fundadores do bloco de rua “Caia na Gandaia”, que utilizou desse
método para comprar uma Kombi e conseguir arrecadar um valor acima do
esperado. Em paralelo, o professor Guilherme Sardas ministrou uma
oficina onde levou os alunos a colocar em prática o Jornalismo Literário.
0 comentários:
Postar um comentário