A Nota valoriza o aluno
perante as empresas, no momento da contratação.
Por Marcos Cruz
Os
alunos do curso de Comunicação Social -Publicidade e Propaganda, Rádio TV e
Jornalismo- da Universidade Santo Amaro (Unisa) têm um ponto a mais, em seu
favor, na hora de ingressarem no mercado de trabalho. O mérito é por conta da
nota 4, que a universidade alcançou no Exame Nacional de Desempenho de
Estudante (ENADE), divulgado em outubro, pelo Ministério de Educação e Cultura
(MEC). O governo aplica a prova a todas as universidades cadastradas, desde
2007.
O
MEC considera como abaixo da média, as notas 1 e 2; na média, a nota 3, e acima
da média, os resultados 4 e 5. O exame é um componente curricular obrigatório e
essencial para referenciar o aluno no mercado de trabalho. Para o coordenador do curso publicidade da
Unisa, professor Alcides Cruz, “a representatividade da nota 4 expõe a linha de
estudos, o esforço dos alunos e do corpo docente, em melhorar a qualificação da
universidade. Além disso, o resultado nos ajuda a melhorar a imagem do curso de
Comunicação Social frente ao mercado, perante as instituições de ensino e,
ainda, colabora para o aumento da qualificação da Unisa”.
No
intuito de ampliar a competitividade dos discentes para o mercado de trabalho,
a Unisa dispõe de laboratórios equipados com programas de edição de fotos,
áudio e vídeo e um Núcleo de Práticas de Comunicação (NPC), onde os estudantes
desenvolvem o conteúdo dado em sala de aula.
Para
a diretora executiva da Agência Contatto, Talita Scotto, a nota que a
universidade alcança no exame do MEC valoriza o aluno, mas existem outras
características a serem observadas, na hora da contratação de um profissional.
"Uma faculdade que tenha boas referências sempre é bem vista pelas
empresas, no entanto, não é só a faculdade que faz o aluno. É um conjunto de
competências e habilidades que formam um profissional. Esperar que a faculdade
entregue tudo o que um profissional precisa é ilusão. Num processo seletivo,
por exemplo, são avaliadas muitas competências comportamentais e profissionais
em um candidato, suas visões e ambições, assim como o quão ele foi buscar além
do que recebeu dentro da instituição",disse Talita.
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