terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Brasil é terreno fértil para propagação de Fake News


A posição que o país ocupa no ranking divulgado pelo Ipsos impulsiona casa de cultura debater o tema com a população da periferia da Zona Sul de São Paulo (SP)

Por Marcos Cruz

O Instituto de pesquisa de dados Ipsos afirma que 62 % dos brasileiros já acreditaram em notícias falsas. A pesquisa, divulgada em 2018, realizada com 19 mil pessoas, em 27 países, coloca o Brasil como um terreno fértil para esse tipo de propagação.

Índice dos países onde as pessoas mais acreditaram nas fake news. Fonte Ipsos
Devido essa facilidade de propagação de fakes pela rede mundial, a Casa de Cultura de Parelheiros propôs discussão sobre o tema com a comunidade do seu entorno, localizada no extremo sul da capital paulistana. No evento, a facilitadora Martha Lopes vai desenvolver técnicas que permitirão, aos participantes, identificar as falsas notícias que diariamente se espalham pela rede mundial, além de livra-los de tornarem-se um propagador de fake. O evento acontecerá no dia 13 de dezembro, às 19h, com entrada gratuita. As inscrições para oficina devem ser realizadas pelo site: http://bit.ly/

“Em tempos como os atuais, onde as informações se propagam com uma facilidade ímpar, com o condão de mudar a realidade de pessoas e lugares, faz-se cada vez mais necessário saber filtrar a qualidade de informações que recebemos e passamos a diante. Neste sentido, a oficina propõe métodos de identificação de notícias verdadeiras, e formas de dar credibilidade ao repassá-las.”, afirma o coordenador da casa, Rafael Santiago. 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores