quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Diminuição nos testes de Covid preocupa especialistas

Segundo dados do Ministério da Saúde, testes para o novo coronavírus sofreram uma queda pelo segundo mês consecutivo


Livia Alves

O teste do tipo RT-PCR tem como objetivo identificar pacientes com infecção recente, de modo que facilite rastrear e iniciar as medidas necessárias como o isolamento do paciente para tratar da doença. E para iniciar o isolamento de pessoas que entraram em contato com a pessoa infectada, limitando assim a propagação da doença.


Essa diminuição, registrada em outubro deste ano, tem preocupado especialistas que afirmam que o País se encontra em momento delicado em que os testes deveriam ser aumentados, levando em consideração a descoberta de que o vírus se espalha pelo contato nos primeiros dias de sintomas.

De acordo com o enfermeiro Patrick Zipperer Janckowski, a diminuição dos testes atrapalha a busca por soluções adequadas para controlar o contágio, “Com a quantidade de teste diminuindo, não podemos fazer um controle epidemiológico adequado, ou seja, não conseguimos ter um controle real dos casos ativos e traçar estratégias para o controle da pandemia.”, afirma Janckowiski.

O biomédico Henrique Trindade observa outro fator de risco quanto a redução de testes tipo RT-PCR: as pessoas assintomáticas. “O vírus possui uma considerável taxa de casos assintomáticos, ou seja, há a presença de vírus no corpo, porém não há presença de sintomas clínicos aparentes. Ainda assim, essa pessoa pode transmitir ele (o vírus) através dos fluídos. (...) O método RT-PCR é um teste molecular que usa desses dados para identificar o RNA (Ácido Ribonucleico) do vírus nas células do indivíduo através da coleta de SWAB (aquele cotonete que usam pra fazer coleta no fundo do nariz) da região nasofaringe, ou seja, onde o vírus costuma estar presente em maior quantidade em nós humanos.”, comenta Trindade.

Apesar de poderem usar dos sintomas para rastrear o contágio, o teste facilita o processo e diminui a margem de erro. Segundo o Biólogo Vinicius Rodrigues de Lima, a cidade de São Paulo tem se tornado um alvo de preocupação, “São Paulo não apenas é a maior e mais populosa cidade do país, como também é o principal epicentro. As medidas tomadas no início da pandemia não evitaram o montante de dezenas de milhares de mortos pela Covid, quase 50 mil nesse momento, mas evitaram o colapso do sistema de saúde no Estado, e isso com toda certeza evitou um número muito maior de mortos até agora. O problema é que com uma doença tão rápida, os cientistas e profissionais da saúde precisam ser tão rápidos quanto para o combate eficiente. (...) Na prática, a falta desses dados enfraquece todo o estudo estatístico em cima de como a cidade está reagindo a infecção, quais os caminhos que o poder público deve tomar para frear a contaminação, o que fecha e o que abre, como abre, quais medidas tomamos”, afirma Lima. 



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores