terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Governador de São Paulo anuncia recuo na quarentena

 João Dória (PSDB) anunciou nesta segunda (30) o recuo da fase verde para a fase amarela do Plano São Paulo


Por: Livia Alves

Um dia após o segundo turno das eleições municipais vencidas por Bruno Covas (PSDB), o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou em coletiva o recuo na fase de bandeiras do Plano São Paulo em todas as regiões do estado.

A cidade que estava na fase verde do isolamento, agora, retorna a fase amarela. Segundo o governador, a fase amarela não fechará comércios, porém, o funcionamento ficará limitado a 40%, podendo ficar aberto dez horas por dia.

O Plano São Paulo, que é divido em 5 bandeiras, retorna da quarta para a terceira fase. As diferenças entre a fase amarela (3ª) e a fase verde (4ª) são a redução do tempo de atendimento comercial, que vai de 40% para 60%, com a diminuição na flexibilização.

A mudança das bandeiras não afeta o cronograma de volta às aulas, o Estado mantém as salas de aula com 35% da quantidade de alunos com exceção da capital paulista que só permitirá 20% de ocupação. Para academias, o funcionamento ficará restrito à 30% da capacidade do espaço, podendo estar aberta por 6h diárias com aulas individuais.

Durante a coletiva, Dória faz um apelo e pede paciência para a população e conscientização dos jovens, “A você que está na sua casa nos assistindo nesse momento, nos ajude. Até a chegada da vacina e a imunização dos brasileiros precisamos ter cautela, paciência, resiliência e compreensão, e muita orientação principalmente aos mais jovens para que, por favor, evitem aglomerações, por favor, usem máscaras, por favor, lavem as suas mãos e compreendam que a Covid-19 não foi embora, o vírus ainda está presente, e o vírus mata.”, alerta o Governador.

Apesar da fala de Dória em coletiva afirmar que a cidade tem se prevenido desde março com o Plano São Paulo, o biomédico Henrique Trindade afirma que a capital, em nenhuma fase das bandeiras, teve um isolamento adequado, “São Paulo não parou como outros países em nenhum momento. Na Alemanha, se você saísse de casa sem motivo recebia uma multa de 5 mil euros. Nossa quarentena deveria ter durado 15 dias, de forma rígida e ponto. Não esse vai e vem de hoje (...) Nossa dívida interna já está em mais de 90% do PIB e o pessoal hoje pensa em saúde com o pé na economia.”, comenta.

O Biólogo Vinicius Rodrigues de Lima comenta o receio de uma piora no cenário nacional. “Estamos em uma tendência de aumento no contágio que se perder o controle vira uma segunda onda pior que a primeira.”, diz.

De acordo com o enfermeiro Patrick Zipperer Janckowski, a reabertura dificultou a situação, “O sistema aparenta uma espécie de colapso. Voltamos a abrir UTI que haviam sido fechadas. Meu complexo hospitalar conta com 89 leitos dos quais cerca de 65 já foram ocupados. Tenho paciente que mente sobre não ter contato com a covid para fazer cirurgia e isso põe em risco a vida deles e dos outros.”, lamenta.

Ao final da coletiva, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), afirma que a próxima classificação do plano São Paulo será realizada no dia 4 de Janeiro de 2021.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores