quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Paulo Maluf perde mandato na Câmara dos Deputados

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou a perda de mandato do deputado federal Paulo Salim Maluf, do Partido Progressista (PP), hoje, 22, segundo a Agência Câmara Notícias. 

De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), Maluf foi condenado em maio de 2017 pelo crime de lavagem de dinheiro. A pena é de 7 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão e o pagamento de multa. Ainda no dia da sentença, os ministros decidiram que ele iria perder o mandato parlamentar, algo que só aconteceu nesta quarta-feira.

A decisão da perda de mandato demorou para sair, porque havia questionamentos sobre qual órgão deveria dar a sentença, a Mesa Diretora ou o Plenário, segundo a Agência Câmara Notícias.

Além disso, Maluf estava impedido de exercer qualquer cargo ou função pública de qualquer natureza pelo equivalente ao dobro da pena de reclusão. As punições são citadas na lei de combate a lavagem de dinheiro (Lei 9.613/1998), conforme explicado pelo site do STF.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Maluf foi preso em dezembro do ano passado, e está em prisão domiciliar desde março deste ano.


Por Izabel Galdino
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Arquivo do blog