Brasileiros consomem notícias nas
redes sociais pelo celular, seguem todos os tipos de perfis e o streaming se
sobressai entre as demais redes.
Por Marcos Cruz
O jornalista Elcio Padovez garante: o
profissional multiplataforma é quem vai se sobressair no mercado da informação
e produção de notícia nos tempos atuais. A afirmação foi feita na palestra da
quarta feira (25), na 10ª Semana da Comunicação, da Universidade Santo Amaro (Unisa).
Padovez é jornalista, e acumula experiência em eventos internacionais com
esportes, cultura e turismo.
Em
sua exposição, o jornalista apresentou números referentes ao perfil do
consumidor de conteúdo na internet. Mostrou, também, que há seguidores para
todos os tipos de perfis nas redes sociais. Exemplificou com o case personagem
da novela da Globo, Vivi Guedes, que estreou no Instagram, em 28 de maio, e nas
12 primeiras horas, conseguiu aproximadamente cem mil seguidores.
Esclareceu,
também, que ao jornalista é indispensável ter conhecimento de programas de
edição de vídeos, para produzir matérias e envia-las à redação, prontas para serem
publicadas. “Muitas vezes a redação envia um jornalista para cobrir um evento
fora do país, mas não disponibiliza profissionais para acompanha-lo na equipe.
É preciso que o jornalista se vire”, conta.
Sobre
o volume de acesso dos brasileiros nas redes sociais, Padovez explica que “o
Brasil está entre os cinco países que mais acessam mídias sociais. Temos 140
milhões de pessoas com uma plataforma ativa como Instagram, Whatsapp, You tube
e Pinterest. Desse total, 130 milhões utilizam as plataformas via celular”.
Por
fim, incentivou os alunos a produzirem conteúdos para a internet e a buscarem
seguidores, já que, segundo ele, na internet há pessoas interessadas em todos
os perfis. “É apenas uma questão de mapear os consumidores, por meio das
empresas especializadas”, concluiu.
0 comentários:
Postar um comentário