quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Câncer de Mama atinge população masculina

 

Apesar de raro, Instituto Nacional de Câncer afirma que homens também correm risco de contrair a doença


Por Livia Alves

O câncer de mama é uma doença que atinge em sua maioria mulheres. Porém, apesar de raro, pode ser tão fatal para homens quanto para mulheres.

A doença em homens é tão rara que, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), nem entra na estimativa. Segundo a pesquisa de 2018, o número de mortes por câncer de mama no Brasil foram de 17.763, sendo 17.572 em mulheres e 189 em homens. O INCA também coloca como possíveis fatores de risco, os genéticos e hereditário, reforçando a importância do conhecimento de risco sobre o câncer e a necessidade do exame de toque independente do gênero.

A auxiliar de enfermagem Larissa Calouro Pachioni explica o que é o que pode causar a doença “O câncer de mama é um tumor maligno que tem uma taxa de grande crescimento e que pode se espalhar facilmente para outros órgãos e regiões do corpo. No caso masculino, o diagnóstico é feito com base no histórico familiar, nos exames de imagem, sangue, exames físicos e biópsias. Como o homem possui menos tecido mamário, é mais fácil observar e sentir as pequenas massas” afirma Larissa.

A auxiliar de enfermagem explica que os pacientes submetidos à mastectomia não são imunes ao risco. “Mesmo após a retirada total das mamas existe a chance de desenvolver (o câncer de mama) e se já tiver casos confirmados na família, a predisposição é de 10%.” diz. 

De acordo com o enfermeiro Patrick Zipperer Janckowski, os dados podem ser contaminados pela falta de conhecimento do risco entre os homens “Os homens tem pouco conhecimento sobre a doença, e isto está ligado principalmente a forma como a sociedade molda o indivíduo, pois desde criança aprendemos que câncer de mama é coisa de mulher, homem não deve se preocupar com a saúde. Porém, não é esse o caso, pois ambos os sexos possuem tecido mamário, porém em diferentes quantidades”, explica o enfermeiro.

Patrick também fala sobre os sintomas da doença e reforça a necessidade de buscar auxílio médico, “O que não pode acontecer é a pessoa perceber e demorar para ir ao médico. Qualquer alteração percebida deve ser comunicada ao médico para melhor investigação”, complementa Janckowski.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores