sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Parques municipais e estaduais voltam a abrir em SP

 

O prefeito de São Paulo Bruno Covas anuncia a reabertura de 70 dos 108 parques municipais e estaduais.


"Parque Ibirapuera Conservação visto do mirante do Museu de Arte Contemporânea". Foto: Livia Alves

Por: Livia Alves

A partir do dia 24/08, 70 dos 108 parques de São Paulo voltaram a funcionar no horário tradicional, com exceção dos finais de semana. Dentre esses locais, o Parque Ibirapuera Conservação, Chácara do Jóquei e o Parque do Povo já estão em funcionamento. A decisão foi anunciada pelo prefeito Bruno Covas, no dia 21/08 numa época em que a cidade já havia instaurado a fase amarela da quarentena, em que os estabelecimentos podem funcionar até 8h diárias.

Com o objetivo de reduzir o contágio pelo coronavírus, o fechamento dos parques foi uma medida necessária para incentivar o isolamento social e, diminuir aglomerações. Apesar da reabertura, eventos sociais, academias ao ar livre e até mesmo os bebedouros estão restritos para manter os cuidados necessários.

De acordo com o ilustrador Caio Zelotek, a reabertura é algo positivo e fará bem a saúde, tanto física quanto mental da população. “As pessoas precisam sair para caminhar, se exercitar mesmo com a situação atual, desde que usem máscaras e cumpram com as medidas de higiene (...) é apropriado para a saúde mental”, afirma Zelotek.

O velocista Natanyel Thomas acredita que é cedo para essa mudança. “Fico feliz por voltarmos a ter acesso aquele maravilhoso lugar, repleto de história e cultura, sem falar no contato com a natureza. Porém, é muito cedo, ainda não temos cura nem vacina para esse vírus”, diz Thomas.   

Como medida de prevenção, alguns parques, como o Parque do Carmo, fizeram marcações no gramado como forma de evitar aglomerações. Porém, a reabertura tem divido opiniões tendo em vista que, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa, São Paulo é o primeiro na lista de casos de coronavírus no Brasil, passando da marca de 29.000 mortes.

O enfermeiro Patrick Zipperer Janckowski, que atuou na linha de frente da luta contra o coronavírus, fala sobre a falta maturidade da população em adotar medidas para a reabertura. “É bem complicado fazer uma reabertura total ou parcial, não é uma boa atitude porque a população ainda não está preparada. O público geral não tem maturidade em usar a máscara e o álcool em gel. Apesar do número do contágio estar diminuindo gradativamente, e com uma boa redução dos leitos da UTI, precisamos que as pessoas estejam cientes antes de fazer uma reabertura como essa”, pondera Jancowski.

O enfermeiro também fala sobre como essa situação pandêmica tem afetado os profissionais da saúde. “Os trabalhadores da saúde estão exaustos. Eu trabalhei especificamente na linha de frente da covid-19, por alguns meses, sai recentemente e, inclusive fui o primeiro da minha equipe a ser contaminado pelo vírus. Eu acredito que precisamos manter o isolamento e principalmente monitorar a curva de contágio”, complementa Janckowski.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores