segunda-feira, 1 de junho de 2020

Dória anuncia sistema de bandeiras para retomada da economia


Governador do Estado de São Paulo aposta em reabertura gradual de comércio, serviços e academia



Por Livia Alves

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (27/05) que prorrogará a quarentena em 15 dias com reabertura parcial do comércio de São Paulo com sistema de bandeiras.

A iniciativa “retomada consciente” é dividida por 5 fases graduais de isolamento, que serão sinalizados com cores de acordo com o nível de gravidade regional. Dentro da ordem, do maior para o menor risco, as bandeiras são vermelha, laranja, amarela, verde e azul.


Setores econômicos que poderão abrir parcialmente pelo sistema de bandeiras. Por: Livia Alves


Na primeira fase (vermelha) mantem-se o isolamento social que se iniciou no dia 24 de março, sem flexibilização. Durante a segunda fase (laranja) poderá ser retomada as atividades de escritórios, imobiliárias, concessionárias, comércios e shoppings centers. Terceira fase (amarelo), bares, restaurantes e salões de beleza poderão reabrir. Quarta fase (verde), academias e espaços públicos como teatros, cinemas e eventos com aglomeração poderão voltar a acontecer, incluindo abertura de estádios e eventos esportivos. Na última fase (azul), todos os setores econômicos, poderão funcionar respeitando os protocolos de higienização.


Vale lembrar que a decisão de levantar as bandeiras serão das prefeituras locais.

De acordo com o plano de economia, a capital paulista se encontra na fase laranja, permitindo assim abrir alguns setores com restrições. O prefeito Bruno Covas (PSDB) afirma que não haverá abertura dos estabelecimentos na segunda-feira (01/06), mas que a partir do dia primeiro começarão a receber propostas dos setores de acordo com as bandeiras levantadas pelo estado e que serão avaliadas pela Vigilância Sanitária.

Caso haja um retrocesso nas regiões com flexibilização, o governo poderá reverter imediatamente para a fase anterior.

Um dia após o anúncio do sistema de bandeiras São Paulo registrou o recorde de novos casos de coronavírus em 24h, chegando a 6.382 casos.

Apesar do recorde, Dória afirma que não há nenhum risco de descontrole e de colapso, e que o numero de casos não causa surpresa, porém deve ser lamentado.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores