quarta-feira, 28 de setembro de 2016

UNISA discute o papel da comunicação no pós-impeachment


Por: Alunos do 8º. Semestre de Jornalismo Noturno



A VIII Semana de Comunicação da Universidade de Santo Amaro (UNISA) aconteceu no dia 19 de setembro e o impeachment foi o assunto do primeiro dia. O debate foi mediado pelo jornalista e professor Mauricio Capela e composto pelos profissionais: Dárcio Oliveira, diretor de redação da revista Época Negócios; Maria Eugenia Stievano, ex-assessora de comunicação política; Sinval Leão, fundador da Revista Imprensa e o sociólogo Marcelo Morais.

O debate se iniciou com a pergunta que todos gostariam de ter feito: “foi golpe?”. E deu continuidade com questões relacionadas ao atual cenário político e quais soluções a serem tomadas para uma eventual mudança no País.

Foto: Marilza dos Santos Sousa
A arte de narrar histórias criativas por meio de palavras ou recursos visuais, quetransmitam valores culturais, éticos e morais, é conhecida como Storytelling. Fernando Barbosa, professor de Rádio e TV e especialista em história da comunicação e linguagem das mídias, acredita que essa prática vai além da publicidade das marcas, uma vez que os comerciais deixaram de ser somente a publicação de determinados produtos e começaram a ter contexto. “As pessoas estão interessadas em histórias e não necessariamente em marcas”, afirma Barbosa.   

               
Foto: Lívia Gomes
Na quarta-feira à noite, começou com o lançamento do livro “Arte, Cultura e Imaginário”, organizado pela professora Maria Auxiliadora Fontana, doutora em Linguística da UNISA. Em seguida, Sergio Nesteriuk, doutor em Tecnologia da Informação e professor da Anhembi Morumbi, especialista em Games, falou das perspectivas e cenários na comunicação voltada para a tecnologia. 

Por fim, o professor Márcio Rodrigo explicou sobre as ferramentas de crowdfunding. Em outras palavras, uma opção de financiamento coletivo. Como exemplo, o professor trouxe um dos fundadores do bloco de rua “Caia na Gandaia”, que utilizou desse método para comprar uma Kombi e conseguir arrecadar um valor acima do esperado. Em paralelo, o professor Guilherme Sardas ministrou uma oficina onde levou os alunos a colocar em prática o Jornalismo Literário.

Foto: Marilza dos Santos Sousa


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Arquivo do blog