terça-feira, 8 de novembro de 2016

Redescobrindo a Praça Floriano Peixoto

                             O local recebeu investimento para atrair a população




Por Alunos do 8° semestre Jornalismo


Foto: Anna  Schuchovski
Inaugurada em 1986, a Praça Floriano Peixoto, localizada na região central de Santo Amaro, zona sul de São Paulo, oferece atualmente aos pedestres várias opções lazer, cultura e compras. O local, que já serviu de abrigo para a Câmara Municipal, uma cadeia e musicais, quando Santo Amaro ainda era um município, nos últimos anos estava esquecida pela Subprefeitura, que fica a alguns metros do local.

Após sua revitalização, pedido antigo da comunidade que até então convivia com a insegurança, o local que, com frequência era habitado por usuários de drogas e moradores de rua e afastava parte da população do local, agora é ponto de encontro de pessoas de todas as idades.

Além de lazer, muitos aproveitam o espaço para trabalhos autônomos, caso da Dona Elzita Silva, vendedora de produtos artesanais, que contou sua alegria em ver a revitalização da praça. Ela também destacou o aumento da segurança no local.

                                            


Segundo a Subprefeitura de Santo Amaro, responsável pela obra de revitalização da praça, a reforma aconteceu apenas na via pública do entorno da praça, por uma necessidade de estabelecer trechos exclusivos para pedestres e assim não permitir o tráfego irregular de veículos. Apenas para drenagem, concretagem da via, colocação de floreiras e vasos no entorno da praça, a obra foi orçada R$ 980 mil.

O fato de estar próximo a vários comércios e também do Poupa Tempo, faz com que a praça tenha uma circulação intensa de pedestres, uma vez que o bairro de Santo Amaro possui cerca de 71.560 habitantes, segundo o último senso do IBGE , além de receber a população de bairros vizinhos.

Foto: Anna Schuchovscki
Segundo o Engenheiro Cabral, coordenador de projetos da Subprefeitura de Santo Amaro, a o comércio irregular tem sido combatido pela atual gestão, com ações integradas entre a operação delegada, Polícia militar, Guarda Civil Metropolitana e equipe de apoio para apreensão e guarda dos produtos apreendidos.


O fato de haver no local maior segurança faz com que os comerciantes da região sintam-se mais seguros no local. Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, responsável pela 11° DP – Santo Amaro, o número de ocorrências de tráfico de entorpecentes no período entre janeiro e agosto de 2016, houve redução de 22 para 8 registros em um comparativo de casos com mesmo período do ano anterior.

Foto: Anna Schuchovscki

Após a reforma das vias, o entorno da Praça Floriano Peixoto agora recebe periodicamente feiras de artesanato (sempre aos sábados), e de comida de rua (de segunda a segunda), que oferece aos pedestres opções gastronômicas variadas, que vai de yakissoba e guioza a acarajé e hambúrgueres, a preços acessíveis.




 Alunos do 8º semestre de Jornalismo da Universidade de Santo Amaro-Unisa
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores