quarta-feira, 22 de junho de 2016

Unisa recebe o cardiologista Roberto Kalil Filho

             Formado em 1985 pela Unisa, o agora diretor do Instituto do Coração se lembrou dos tempos em que era universitário e presenteou a instituição com livros de sua autoria.


Por Marilza  Santos e Lívia Gomes*


Dr. Roberto Kalil Filho
A Universidade de Santo Amaro (Unisa) recebeu, na última quarta-feira, 15 de junho, o médico cardiologista Roberto Kalil Filho. Aluno da instituição, formado em 1985, doutor Kalil Filho participou de um bate-papo com os estudantes de medicina, no Campus I da Unisa.

Relembrando os tempos de universitário, o médico, hoje diretor da divisão de Cardiologia Clínica do Instituto do Coração (Incor), visitou os lugares da instituição, chamada à época de Osec, que mais marcaram sua vida acadêmica. Um ‘encontro’ que já não acontecia há 29 anos.

Na visita desta vez, contudo, o doutor Kalil Filho foi homenageado por professores e médicos da Universidade. E encorajou os alunos a não desistir da medicina. E nem parar pelo caminho: “Cabeça erguida, não tem segredo. Estude e tenha determinação, assim você chegará onde quiser”, afirma o cardiologista a U-Web, o portal de notícias do Núcleo de Práticas de Comunicação da universidade.

O atual diretor do Incor, e membro do Conselho de Administração da Sociedade Beneficente de Senhoras do Sírio-Libanês, também falou sobre os tempos de universitário. “O aluno de medicina precisa de boa formação e estrutura para conseguir colocar em prática tudo o que aprendeu. E o aluno da Unisa tem condição de ter uma boa formação e um bom desempenho, dependendo do aluno.”, declara.

No bate-papo com os candidatos a médico, não esqueceu de enfatizar os desafios da profissão ao longo da carreira, garantido que esses questionamentos são os mesmos vividos por estudantes que ainda estão em formação: “Sempre há aquele medo de que: ‘será que vou entrar em uma residência boa?’, ‘será que eu não vou conseguir?’. Você tem que ser determinado e estudar”, encoraja o cardiologista.


Durante a visita à Unisa, o doutor Kalil ainda presenteou a biblioteca do Campus I, entregando em mãos à Reitora da instituição, Margareth Rose Priel, dois exemplares do livro de autoria própria “Medicina Cardiovascular – Reduzindo o Impacto das Doenças”.



A Reitora da Unisa, Margareth Rosa Priel, recebe os livros do Dr. Kalil Filho 

Brasil

 “A medicina no Brasil é uma das melhores do mundo; eu considero a melhor do mundo, com excelentes profissionais. E possui técnicas que não deixam a desejar, além dos grandes centros com boa tecnologia”, atesta.

Famosos

O reconhecimento de seu trabalho acabou transformando personalidades do País em seus pacientes, como o ex-presidente Lula, Dilma Rousseff e José Sarney, os cantores Gilberto Gil, Wanessa Camargo e Roberto Carlos, além do humorista Tom Cavalcanti, entre outros. “Sou médico e sou profissional, fama para mim é balela, atendo todas as pessoas de igual modo”, assegura.

                                                             
                                                                              Inspiração
O Dr. Kalil me inspira bastante, afirma o futuro
médico Ernaque Malta, estudante da Unisa.

Ernaque Malta, de 23 anos, é estudante do 6º ano de Medicina da Unisa e conta como tem lidado com as dificuldades pessoais e profissionais. “A maior dificuldade que encontrei foi ficar longe da minha família tanto tempo. Saí de casa muito novo, cheguei a São Paulo, não tinha ninguém da minha família aqui, deixei todo mundo na Bahia. Para mim, esta foi a parte mais difícil”, lembra.


Para o estudante, Roberto Kalil Filho é uma inspiração. “O doutor Kalil é uma pessoa que me inspira bastante, por seu exemplo, sua carreira, sua trajetória e até mesmo porque quero seguir a mesma área que a dele, a cardiologia. E ele tem uma história de sucesso que todos conhecem, e se algum dia eu puder fazer algo parecido, vou ficar muito satisfeito também”, projeta. 




*Estudantes do 7° semestre de Jornalismo da Unisa
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Arquivo do blog