quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

SP registra 156 casos de assédio entre janeiro e setembro de 2017


Um caso acontece a cada dois dias na capital paulista

A cidade de São Paulo registrou, entre os meses de janeiro e setembro deste ano, 156 casos de assédio sexual contra mulheres nas estações da Companhia do Metropolitano (Metrô) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), segundo dados na Lei de Acesso à Informação (LAI). Ou seja, um caso a cada dois dias na capital.

A estudante Rebecca Mattos, vítima de assédio na Linha 5-Lilás do Metrô, conta que um homem de aproximadamente 50 anos tentou assediá-la, “Eu percebi que ele estava me encarando e me medindo de cima a baixo e naquele momento eu gelei’’, lembra. Apesar do ocorrido e de ter se sentido incomodada, Rebecca optou por não realizar a denúncia, ‘’Eu não fiz e deixei por isso mesmo’’, disse a estudante.

Agente de segurança do Metrô há 15 anos, Caio Peretti, afirma que o procedimento adotado é orientar a vítima a registrar a ocorrência de assédio na Delegacia de Polícia do Metropolitano de São Paulo (DELPOM). Contudo, boa parte das denúncias acabam não sendo efetivamente concretizadas na delegacia, “A vítima só consegue denunciar isso muito depois do que aconteceu, ou seja, quando o agressor não está perto”, informa o agente.

Por Beatriz Gonçalves, Bianca Santiago, Diego Francisco, Felipe Silva, Luiza Santana e Marcos Paulo, alunos do 4° semestre de Jornalismo.



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Arquivo do blog