segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Jornalista precisa ser Multiplataforma, diz Elcio Padovez

Brasileiros consomem notícias nas redes sociais pelo celular, seguem todos os tipos de perfis e o streaming se sobressai entre as demais redes.

 Por Marcos Cruz

O jornalista Elcio Padovez garante: o profissional multiplataforma é quem vai se sobressair no mercado da informação e produção de notícia nos tempos atuais. A afirmação foi feita na palestra da quarta feira (25), na 10ª Semana da Comunicação, da Universidade Santo Amaro (Unisa). Padovez é jornalista, e acumula experiência em eventos internacionais com esportes, cultura e turismo. 

Em sua exposição, o jornalista apresentou números referentes ao perfil do consumidor de conteúdo na internet. Mostrou, também, que há seguidores para todos os tipos de perfis nas redes sociais. Exemplificou com o case personagem da novela da Globo, Vivi Guedes, que estreou no Instagram, em 28 de maio, e nas 12 primeiras horas, conseguiu aproximadamente cem mil seguidores.

Esclareceu, também, que ao jornalista é indispensável ter conhecimento de programas de edição de vídeos, para produzir matérias e envia-las à redação, prontas para serem publicadas. “Muitas vezes a redação envia um jornalista para cobrir um evento fora do país, mas não disponibiliza profissionais para acompanha-lo na equipe. É preciso que o jornalista se vire”, conta.

Sobre o volume de acesso dos brasileiros nas redes sociais, Padovez explica que “o Brasil está entre os cinco países que mais acessam mídias sociais. Temos 140 milhões de pessoas com uma plataforma ativa como Instagram, Whatsapp, You tube e Pinterest. Desse total, 130 milhões utilizam as plataformas via celular”.


Por fim, incentivou os alunos a produzirem conteúdos para a internet e a buscarem seguidores, já que, segundo ele, na internet há pessoas interessadas em todos os perfis. “É apenas uma questão de mapear os consumidores, por meio das empresas especializadas”, concluiu.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores