quinta-feira, 16 de novembro de 2017

MP pede bloqueio de R$ 24 milhões de Lula e do filho caçula

O Ministério Público Federal de Brasília (MP) solicitou para a Justiça Federal bloquear R$24 milhões, entre bens e valores, do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do seu filho mais novo, Luís Cláudio.

O pedido foi feito dentro de uma ação da Operação Zelotes, em que o ex-presidente e o filho são réus por corrupção passiva.

Lula é acusado de editar uma medida provisória para favorecer empresas automotivas, em troca de recebimento de propina. Já Cláudio, segundo a investigação da polícia, era ligado às empresas.

Os dois também são suspeitos de favorecer o grupo sueco, Saad, nas negociações que levaram à compra, pelo governo brasileiro, de 36 caças do modelo Gripen.

Cabe a 10° Vara da Justiça de Brasília decidir se o pedido será aceito. Caso aconteça, Lula terá 21,4 milhões bloqueados e Cláudio 2,5 milhões.

Em nota, divulgada no site e redes sociais oficiais de Lula, a defesa afirma que não há ‘’base jurídica e materialidade’’para o pedido de bloqueio e que ele deve ser indeferido pela Justiça. Além disso, segundo o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin, não há provas para as afirmações que o Ministério Público usa para justificar a solicitação.

Por Luiza Santana 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Arquivo do blog