terça-feira, 10 de outubro de 2017

Petrobras anuncia reajuste de quase 13% do botijão de gás

O Grupo Executivo de Mercados e Preços (Gemp) da Petrobras anunciou nesta terça-feira, 10, um reajuste de 12,9% no preço do botijão de gás de até 13 kg. O ajuste do gás liquefeito de petróleo (GLP) ocorreu por conta da variação das cotas do produto no mercado internacional e entra em vigora partir desta quarta-feira, 11.

O preço para o consumidor pode subir em média 5,1% ou cerca de R$ 3,09 por botijão, caso o reajuste seja repassado totalmente aos distribuidores e revendedores, segundo a Petrobras.

Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustível e derivados, a estatal a destacou que as revisões realizadas pelas refinarias podem ou não alterar o preço final do consumidor.

A Sindigás, representante das empresas distribuidoras, informou em nota que o reajuste oscilará de 7,8% a 15,4% de acordo com o polo de suprimento. E calcula, que com a correção não repassada integralmente a variação de preço internacional, as embalagens de 13 kg ficará 6,08% abaixo da paridade de importação. Com isso, ocorrerá uma inibição de investimentos em infraestrutura no setor de abastecimento.

Pela nova política de preços adotada pela estatal e divulgada no dia 07 de junho, o preço do GLP será revisado todos os meses. O reajuste não se aplica ao GLP destinado ao uso comercial e industrial, ainda informou a empresa.

O último reajuste da Petrobras, quando o preço subiu em média 6,09%, ocorreu no dia 26 de setembro.

Por Luiza Santana
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Arquivo do blog